Tutoriais Educ.Digital

  Introdução à Educação Digital  
Parte 01
1) Criando pasta e subpastas 
a) Clicar na Pasta Pessoal ( casinha), clicar com o botão direito do mouse -  CRIAR PASTA 
    Para renomear a pasta é só clicar com o botão direito do mouse e selecionar: RENOMEAR.
    Abra a pasta com dois clics, e crie uma subpasta com o nome ATIVIDADES WRITER.
b) Salvando os arquivos dentro da pasta: utilizando as primeiras teclas do teclado:
     Abra o editor de texto Writer. Após digitar o que foi pedido, clicar em  ARQUIVO - SALVAR COMO , selecione o caminho (que será a sua pasta) para salvar a atividade.
c) TECLAS DO TECLADO:
     SHIFT: Somente a 1ª letra maiúscula e utilizar a 2ª opção do teclado.
     CAPSLOCK: todas as letras maiúsculas
      BACKSPACE: apaga
      ENTER: vai para a linha de baixo
      ALT + GR: utilizar a 3ª opção do teclado: ex.: 1ª série
      ALT + F4 :  fecha janelas
      ESC:  sair 
 

2) Como baixar vídeos do Youtube
   1°) Salvar vídeo como flash
a) Acesse o site www.youtube.com. Digite na busca um tema e tecle Enter. Clic  no vídeo e aguarde que ele carregue até o final.
b) Clicar em:
LOCAIS  - PASTA PESSOAL - SISTEMA DE ARQUIVO 
c) Procure uma pasta chamada TMP (temporário). O vídeo fica lá, temporarimante.  
Clic com o botão direito do mouse no vídeo, selecione COPIAR. 
Abra a sua pasta e , como o botão direito do mouse, clic COLAR.  
d) Depois de colado, renomeie o vídeo acrescentando a extensão .flv , da seguinte forma: nome.flv
OBS.: Ao fechar a internet, o vídeo some, porque é TMP. então, antes de fechar a aba da internet, é preciso copiar e colar esse vídeo em sua pasta.


    2°)Pelo site www.keepvid.com
a) Após ter selecionado o vídeo do youtube, copie o endereço ( URL) do vídeo e cole no site keepvid
b) Selecione o formato e faça o download. Selecione o caminho para salvar: no caso, a sua pasta.


   3°) Trocando youtube por voobys
Ao acessar o site do youtube, escolha um vídeo. 
No endereço do vídeo apague onde está escrito youtube e escreva voobys  e tecle Enter. Clic em DOWNLOAD VIDEO,  para salvar em sua pasta.


3) Gravar mídias utilizando o K3B 
Gravar CD de dados, áudio mp3.
Coloque a mídia no drive, abra o programa k3b, selecione o que vai ser gravado, arraste para o campo de baixo e clic em gravar. 
4) Traçando rota no google maps
Acesse o Google,clic em MAPAS -  Como chegar
Digite no campo A, onde você está e no campo B o destino, clic em Como chegar. Abrindo zoom, veja com detalhes os nomes da ruas.
5) Pesquisar texto e enviar arquivo por email:
FAZER PESQUISA, FORMATAR O TEXTO , COPIAR E COLAR
  1. Pesquisar um conteúdo
  2. Selecionar o texto, clicar com o botão direito do mouse, clicar em COPIAR.
  3. Abrir o editor de texto WRITER, clicar com o botão esquerdo do mouse, clicar em COLAR.
  4. Salvar em sua pasta.
  5. ENVIAR POR EMAIL: Abrir o e-mail, enviar mensagem: Para fatalcarvalho@yahoo.com.br; - Escreva o assunto.
  6. Clicar em ANEXOS, ANEXAR ARQUIVOS – selecione o arquivo de sua pasta, clicar OK.
  7. No corpo do e-mail, digite a mensagem: Segue anexo o …
  8. Clicar em ENVIAR


 6) CRIAR FILTRO DE MENSAGEM:
Serve para armazenar as mensagens recebidas de pessoas ou grupos em uma determinada PASTA. Ao receber o e-mail, ele vai direto para a pasta criada.

a) Criar filtro no YAHOO:
Para criar um filtro clique em Opções
Filtros de mensagens, depois clique em Criar, no campo Cabeçalho "De", coloque o endereço de email e nos outros campos vc não precisa colocar nada. Aí lá embaixo tem a opção Então, aí é só vc escolher a pasta, e lá em cima no lado direito clique em Criar filtro.

b) Criar filtro no  GMAIL: 
Os filtros do Gmail permitem que você gerencie o fluxo de mensagens recebidas. Ao utilizar os filtros, você pode automaticamente marcar, arquivar, excluir, marcar com estrela ou encaminhar suas mensagens e até mesmo mantê-las longe de spam. 
Para criar um filtro
  1. Clique na seta para baixo na caixa de pesquisa. Será exibida uma janela para especificar os critérios de pesquisa.
  2. Digite os critérios de pesquisa. Se você deseja verificar se a pesquisa funcionou corretamente, clique no botão de pesquisa.
  3. Clique em Criar filtro com esta pesquisa, na parte inferior da janela de pesquisa.
  4. Escolha as ações que o filtro deverá executar.
    Para manter a organização, muitas pessoas gostam que suas mensagens sejam marcadas e removidas automaticamente da caixa de entrada à medida que chegam. Assim, elas podem ver essas mensagens quando for mais conveniente. Se deseja fazê-lo, selecione Ignorar a caixa de entrada (Arquivar) e Aplicar o marcador: ao criar o filtro.
  5. Clique no botão Criar filtro.
Observação: Quando você criar um filtro para encaminhar mensagens, ele será aplicado somente às novas mensagens. As mensagens existentes às quais o filtro se aplica não serão encaminhadas.

Como usar uma mensagem específica para criar um filtro

  1. Selecione a mensagem de sua lista de mensagens.
  2. Clique no botão Mais e, em seguida, clique em Filtrar mensagens semelhantes.
  3. Digite os critérios de filtro nos campos apropriados.

Para editar ou excluir os filtros existentes

  1. Clique no ícone de roda dentada e selecione Configurações do Google Mail.
  2. Clique na guia Filtros.
  3. Localize o filtro que deseja alterar e clique em editar ou excluir para remover o filtro.
  4. Se você está editando o filtro, digite os critérios atualizados nos campos apropriados e clique em Editar ações do filtro.
  5. Atualize as ações e clique no botão Atualizar filtro.
Você pode criar um número ilimitado de filtros, mas apenas 20 deles podem encaminhar mensagens para outros endereços. Você pode maximizar seu encaminhamento filtrado ao combinar filtros que enviam para o mesmo endereço.



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TUTORIAL 01
WRITER : Editor de Texto

  1. Inserir uma tabela do writer: Várias formas de inserir tabela no editor de texto:
a) Menu Inserir – Tabela
b) Menu Tabela
c) Na barra de Ferramentas: clicar no botão TABELA, selecionar a quantidade de linhas e colunas desejadas

2. Colocar os nomes em ordem alfabética:
a) Digite vários nomes fora da ordem
b) Selecione todos os nomes, ao selecionar aparecerá uma caixa de diálogo TABELA, em seguida selecione o botão AZ ( que significa classificar de A a Z).

  1. Formatar página
a) Clicar com o botão direito do mouse na folha, selecionar página, aparecerá uma caixa de diálogo com várias abas contendo:
página retrato ou paisagem, plano de fundo, cabeçalho, rodapé , borda e colunas.
numerar páginas
Inserir > Rodapé (ou Cabeçalho) > Padrão. Dentro do Rodapé (ou Cabeçalho) Coloque o cursor na posição em que se deseja inserir o campo Número de Página.
Vá em Inserir > Campos > Numero de Página. A numeração irá aparecer automaticamente em todas as páginas criadas em seus documentos.

4. Quebra de Página:
 Inserir número de páginas no writer a partir da 3ª página.

1. Posicione o cursor no final da página anterior a que você deseja ser numerada e na barra de menus selecione Inserir > Quebra Manual de página.

2. Na  janela que se abre, marque a opção Quebra de página.
    Em Estilo, escolha Índice remissivo.
    Marque a opção Alterar número de página e, logo abaixo, coloque a numeração a partir da qual você deseja que apareça. Clique em Ok.

3. Na barra de menus selecione: Inserir > Rodapé (ou Cabeçalho) > índice remissivo

5. Novamente na barra de menus selecione: Inserir > Campos > Número de páginas (A sequência numérica que irá aparecer será a partir da qual você definiu, independente do número de página que exista no documento).



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TUTORIAL 02  
IMPRESS - EDITOR DE SLIDES


1) PAINEL DE TAREFAS – TRANSIÇÃO DE SLIDES

Aplicar aos slides selecionados:
Escolher a transição

Modificar transição
Velocidade e Som
Inserir som no slide:
Clicar em TRANSIÇÃO DE SLIDES - SOM (sem som) – selecionar outro som.
Abra a pasta onde o som está.
(Deixar a caixinha repetir até o próximo som em branco)

Avançar slide
Ao clic do mouse

2)FORMATAR O SLIDE:

Clicar com o botão direito do mouse no slide , selecionar SLIDE – Configuração de página.
Clic na aba PLANO DE FUNDO e selecione a cor desejada.
Ao clicar OK aparecerá uma pergunta:
AS CONFIGURAÇÕES DE PLANO DE FUNDO SÃO PRA TODAS AS PÁGINAS?
Se escolher sim, todos os slides terão a mesma cor, se clicar não, somente aquele slide que escolheu terá aquela cor.

3)INSERIR UMA FIGURA
Clicar em INSERIR- FIGURA – DO ARQUIVO
Para animar a figura: clic na figura e escolha no Painel de Tarefas - ANIMAÇÃO PERSONALIZADA.

4)TRANSIÇÃO DE SLIDES
Animação de um slide para outro.
Clicar em Transição de Slides , no Painel de Tarefas e selecione a transição.
Caso não dê para selecionar a transição, clic, segure e arraste em cima do Painel de tarefas, e o traga para o centro da página, assim poderá escolher melhor a animação. Em seguida retorne o painel de tarefas para o mesmo local.


5)INSERIR CAIXA DE TEXTO

Na barra de desenho (abaixo do slide) clicar em TEXTO (botão com uma letra T), clic no slide , arraste que está pronta para digitar dentro dela. Formate seu texto da mesma forma que se formata no writer.

DICA: Como CONVERTER som mp3 para wav:
O som que toca no impress é de extensão wav.
Você deve converter o som mp3 para wav.
1º) Abrir o AUDACITY
2º)Clicar em FICHEIRO - ABRIR - escolher a música mp3 da sua pasta.
3º) Depois da música já carregada, Clicar em FICHEIRO – EXPORTAR
4º) Selecionar a extensão desejada , ao lado direito da caixa de diálogo:
WAV (microsoft) 16bit PCM (vai ficar com 43MB), ou GSM 6.10 wav celular ( vai ficar com 2 MB)




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TUTORIAL 03
CALC : CRIANDO TABELAS, GERANDO GRÁFICOS
Digite a tabela abaixo:

Selecione as colunas e as linhas como na figura 02.
FIGURA 02

Clicar em inserir gráfico na barra de FERRAMENTAS PADRÃO
Escolha o gráfico

Passe para o passo 4:
Preencha os campos:
Título: NOTAS 2012
Subtítulo: TRIMESTRAIS
Eixo X: ALUNOS
Eixo Y: NOTAS
Clicar em CONCLUIR. O gráfico está pronto.!
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UTILIZANDO FÓRMULAS
FUNÇÕES:  SE e MÉDIA 
FUNÇÃO MÉDIA:
TIRA A MÉDIA DAS NOTAS TRIMESTRAIS
01. Veja a fórmula abaixo, digite no campo da fórmula e tecle enter. =MÉDIA(B4:D4 )

        02.Veja a fórmula abaixo, e faça o mesmo procedimento.                               O resultado será o mesmo. =(B4+C4+D4)/3
Digite a tabela abaixo deixando em branco os campos MÉDIA e RESULTADO .
FIGURA 01
1) Observe a fórmula para tirar a Média: Clic na célula da média e digite a seguinte fórmula:
=(B4+C4+D4)/3
Em seguida clic na alça e arraste para as células de baixo. Todos os resultados aparecerão.


FUNÇÃO  SE: 

2)Para a função SE: colocar os resultados finais APROVADO, RECUPERAÇÃO E REPROVADO
Na barra de funções, clicar no assistente de funções. 
Selecionar CATEGORIAS – LÓGICAS - SE.
Em seguida Clic OK.
FIGURA 02
Preencha os campos:
Teste: E4<3
Valor então: “Reprovado” (entre aspas)
Valor senão: SE(E4<7;"Recuperação";"Aprovado")
A fórmula ficará exatamente assim:
=SE(E4<3;"Reprovado";SE(E4<7;"Recuperação";"Aprovado")
FIGURA 03

Ao clicar na célula F4 (Aprovado) a fórmula aparecerá na BARRA DE FÓRMULAS
Veja figura abaixo;
FIGURA 04

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FORMATANDO CÉLULAS
Vamos colocar cores na nossa tabela:

01. Veja figura abaixo: Clicar em FORMATAR - CÉLULA
02. Abrirá um caixa de diálogo para você formatar a célula


 DICAS Calc:
a) Colocar a sequência de números, meses e semana.
Digite em uma célula o mês de JANEIRO, e na célula de baixo, FEVEREIRO.
Selecione as duas células, clic na ALÇA e arraste para baixo. Os meses darão a sequência sem precisar digitar um por um.
O mesmo pode ser feito com dias da semana e com números. Lembre-se que você precisa fazer a sequência desejada.

b) Colocar os nomes em ordem alfabética:
Selecione somente as células com os nome e todos os resultados.
Em seguida : Clicar em ORDENAÇÃO ASCENDENTE / CLASSIFICAR DE A a Z
( barra de ferramentas Padrão)

c) Dica de site com tutoriais do BrOffice: http://brofficeparaleigos.wordpress.com/2010/06/30/dica-174-media-aritmetica/
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